Pré-candidato a prefeitura de imperatriz, Rildo Amaral, em tribuna durante discurso na assembleia legislativa

Rildo Amaral lidera a preferência do eleitorado feminino para 2024

O deputado estadual Rildo Amaral (PP), apresentou uma vantagem considerável em uma pesquisa eleitoral, entre a preferência do eleitorado feminino em três faixas de idades, comparado com os demais candidatos a prefeito de Imperatriz nas eleições do ano que vem. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), mas da metade dos eleitores de Imperatriz são mulheres, que representa cerca de 54%.

A pesquisa foi realizada nos dias a 24 a 25 de outubro de 2023 pelo Instituto Inteligente e tem 95% em nível de confiança, com margem de erro em 4%. Os cenários da pesquisa aconteceram na Estimulada I, II e III, onde foi apresentada uma lista de nomes dos candidatos as entrevistadas que são mulheres.

Gráfico mostrando a preferência do eleitorado feminino, de 31,8% para Rildo amaral (PP), contra 23,1% para o candidato JO (PSD)

Rildo superou JP, segundo colocado, em 8,7% pontos percentual, entre a preferência feminina com idades entre 16 a 69 anos, onde Rildo apresentou uma maior preferência em eleitoras com idade entre 45 a 69 anos, seguida por 16 a 24 anos, e de 35 a 44 anos.

Um fato controverso na pesquisa envolvendo Mariana Carvalho (Republicanos), chama muito atenção, pelo fato dela ser a única candidata mulher e aparecer no Cenário Estimulada I em 6º lugar em preferência no eleitorado feminino, 4º lugar na Estimulada II e em 3º lugar na Estimulada III. Rildo e JP ganha em disparado na preferência do eleitorado feminino jovem, enquanto os demais, Marco Aurélio (PSB), Ricardo Seidel (PSD), Nilson Takashi (Novo), Fábio Hernandez (PP) e José Antônio, não conseguiram chegar nem a 10%.

Fonte: Jornal Imperatriz

more insights