
MARANHÃO, 1º de outubro de 2025 – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta (1º) mudanças em todas as competições nacionais. A decisão impacta diretamente os clubes do Maranhão, que ganharam reposicionamento no calendário de 2026.
O estado terá quatro representantes confirmados no cenário nacional e possibilidade de uma quinta equipe, o Moto Club.
BRASILEIRÃO
O Maranhão Atlético Clube (MAC), após conquistar o acesso em 2025, disputará a Série C em 2026. Já Imperatriz e IAPE, vice e terceiro colocados no Estadual, entram na Série D.
Além deles, o Sampaio Corrêa, por figurar entre os 32 melhores da Série D de 2025, também participará da competição. O Moto Club depende do Ranking Nacional de Clubes para tentar vaga.
A Série C deve sofrer alterações a partir de 2026. Apenas duas equipes serão rebaixadas até 2027, e a previsão é que em 2028 a divisão tenha 28 times. A partir daí, seis clubes passarão a cair por temporada, segundo a projeção da CBF.
COPAS
O torneio nacional terá aumento no número de participantes, passando de 92 para 126 equipes. Com isso, a Federação Maranhense de Futebol conquistou três vagas, distribuídas conforme a classificação do Estadual. Estão confirmados MAC, Imperatriz e IAPE para a edição de 2026.
A Copa do Nordeste também sofreu ajustes. A fase eliminatória foi extinta, e a competição passa a iniciar na fase de grupos, que contará com quatro chaves de cinco equipes cada. No caso do Maranhão, campeão e vice do Estadual de 2025, MAC e Imperatriz, garantiram presença.
RESUMO DAS PARTICIPAÇÕES
O calendário de 2026 posiciona os times maranhenses da seguinte forma: MAC, Imperatriz e IAPE na Copa do Brasil; MAC e Imperatriz na Copa do Nordeste; MAC na Série C; e Imperatriz, IAPE e Sampaio Corrêa na Série D.
O Moto Club só jogará a Série D se for beneficiado pelas vagas remanescentes do Ranking Nacional de Clubes.
Fonte: https://linharesjr.com.br/futebol-maranhense-pode-ter-ate-5-clubes-no-cenario-nacional/